Manutenção e Cuidados com Relógios – New Look Time

Hoje vamos explicar um pouco sobre como cuidar do seu relógio e preservá-lo por mais tempo, então vamos lá.

Cuidados com a temperatura
Evite temperaturas extremas. Expor seu relógio a altas temperaturas como o painel de um veículo ou uma caldeira com água quente pode causar mau funcionamento, diminuir a duração da bateria e danificar o mecanismo. Temperaturas extremamente baixas podem causar irregularidade no funcionamento.

Resistência à golpes
O relógio pode ser usado em várias atividades porém, evite golpes severos, como quedas ou batidas violentas. Evite usar o relógio na pratica de esportes de contato.

Resistência magnética
Não coloque o relógio próximo a ímãs ou equipamentos que contenham componentes magnéticos. O contato com esses materiais pode causar mau funcionamento do relógio (magnetização ).

Resistência a produtos químicos
Não utilize o relógio em ambientes onde esteja exposto a substâncias químicas ou gases. A utilização de diluentes (gasolina, entre outros solventes) na limpeza do relógio poderá causar descoloração ou outros danos.

Limpeza de relógio
Remova a sujeira acumulada na caixa do relógio, vidro e pulseira com uma flanela macia para prevenir danos e desgastes prematuros. Se for à prova d’água você também poderá lavá-lo com uma escova de dentes e sabão neutro. É importante observar se a coroa (botão de acerto) está na posição normal (não deve estar puxada) para evitar a infiltração de água.

Cuidados com pulseiras de metal
Com o uso prolongado, a pulseira do relógio fica em contato permanente com a pele recebendo transpiração e poeira. Siga as seguintes recomendações para prolongar a vida útil e manter boa aparência do relógio com pulseira de metal. Limpe-o regularmente para evitar que suje a roupa, que a pulseira fique manchada e que cause irritação na pele. Pessoas que transpiram excessivamente devem limpar o relógio com uma flanela macia e a pulseira deve ser lavada ocasionalmente com uma escova de dentes, água morna e um pouco de sabão neutro. Para secá-la use também uma flanela macia.

Pulseiras de couro 
A transpiração faz com que a pulseira de couro perca seu lubrificante natural ficando, assim, ressecada. Limpe-a sempre que puder com papel toalha. Remova qualquer tipo de líquido imediatamente, com uma flanela macia ou uma toalha de papel e deixe-a secar naturalmente. Resíduos de sal e manchas podem ser removidos com uma flanela macia umedecida e sabão neutro ou um produto especial para limpeza de couro (vaselina em pasta é uma sugestão). Limpe a parte interna da pulseira com frequência, usando uma flanela macia. A pulseira de couro deve ser usada com pelo menos um dedo de folga para permitir a circulação de ar. A durabilidade varia de pessoa para pessoa.

Pulseiras de borracha 
Lave-a frequentemente, utilizando uma escova macia com sabão neutro e água morna. Seque com uma flanela macia. Depois de utilizar o relógio em água salgada ou piscina tratada com cloro, lave-o utilizando o mesmo processo. Se não limpar, os solventes, óleos de bronzeadores, sal e suor podem deteriorar as pulseiras de borracha rapidamente. É importante observar se a coroa (botão de acerto) está na posição normal (não deve estar puxada) para evitar a infiltração de água.

Cuidados com os relógios à prova D’Água 
Tome certos cuidados para prevenir alguns danos comuns. Não mova nem pressione a coroa (botão de acerto) dentro d’água ou quando o relógio estiver molhado. Se o relógio tem sistema de coroa com rosca, certifique-se de que ela esteja devidamente rosqueada antes de entrar na água. Se o relógio teve contato com água salgada ou de piscina, enxágue com água corrente para remover qualquer resíduo de sal e cloro.

Se embaçar o vidro de seu relógio, procure imediatamente a Assistência Técnica. Para evitar infiltração de água, os principais componentes da caixa (coroa, botão de acerto, fundo de caixa e vidro) são protegidos com juntas de vedação (O- Ring). Essas juntas se deterioram e ressecam com o tempo, perdendo a elasticidade ou simplesmente se desgastam com a fricção quando o botão é acionado para acerto.

Portanto, faça uma revisão a cada dois anos (esse período é apenas uma previsão pois, dependendo das condições de uso, as juntas poderão deteriorar-se mais rápido) substituindo as juntas, se necessário, para evitar a infiltração de água e assegurar um bom funcionamento. Evite tomar banho com o relógio, pois a água quente, vapor, sabão, e shampoo aceleram a deterioração das juntas de vedação.

Assistência Técnica 
Como todo mecanismo de precisão, o relógio contém peças sensíveis que requerem manutenção para garantir um bom funcionamento e rendimento. Se você é um usuário interessado em preservar o seu relógio, siga as recomendações de manutenção, que além de prevenir os defeitos, irão assegurar maior durabilidade do relógio.

Caso seja efetuada a troca da bateria em relógios analógicos e o mesmo continue a apresentar problemas, como, atrasos ou paradas, deverá ser feita uma revisão geral, pois a máquina está comprometida .Relógios digitais também podem ser revisados e reparados, dependendo do defeito. Antes de qualquer conserto, certifique-se que a empresa trabalhe com peças originais, seja credenciada com as autorizadas, tenha profissionais treinados e exija sempre garantia do serviço prestado, bem como a troca da bateria em caso de revisões.

Um pequeno defeito no seu relógio pode acarretar um dano maior, ocasionando um prejuízo desnecessário. Se perceber dano em algum componente da caixa do relógio (vidro trincado, botão de acerto ou de manuseio quebrado ou torto, por exemplo) poderá ocorrer infiltração de água ou poeira. Nesse caso, procure uma Assistência Técnica o mais breve possível e se não puder reparar o relógio imediatamente, retire a bateria e guarde-o, recomendamos não usá-lo.

Revisão geral 
A revisão geral consiste em desmontar todos os componentes da máquina e caixa para a verificação e correção dos possíveis defeitos. Todos os componentes da máquina são lavados com uma solução especial num equipamento adequado e, depois disso, são montados recebendo ajustes e lubrificação. Os componentes da caixa são lavados com detergente especial; as juntas de vedação são examinadas e, se necessário, substituídas, lubrificadas e, afinal, montadas. Após a montagem, o relógio é submetido a alguns testes. O primeiro teste é à vácuo, o segundo à pressão e o terceiro à pressão num equipamento com água.

Revisão no sistema prova de água
Nesta revisão os componentes da caixa são desmontados, lavados com detergente especial, as juntas de vedação são examinadas e substituídas se necessário, então, lubrificadas e montadas. Após a montagem, o relógio é submetido à testes. O primeiro teste é à vácuo, o segundo à pressão atmosférica e o terceiro sob pressão de num tanque com água.

Após troca de bateria 
Na troca de bateria é examinada somente a junta de vedação do fundo. Se seu relógio é a prova de água solicite a revisão das juntas de vedação dos botões também nessa ocasião.

Criamos também uma tabela que mostra as nomenclaturas de  resistência a água dos relógios e o que pode ser feito de acordo com a capacidade de cada um, veja abaixo

 

 

 

 

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>